sábado, 5 de março de 2011

Mídia

Somos influenciados de tal forma pela mídia, que às vezes nem conseguimos impôr nossas teses sobre o relato de um fato. Podemos dizer que somos fantoches da própria mídia sem querer. Somos induzidos à consumir desnecessariamente alguns produtos, lançados através da mídia, que por sua vez, joga o marketing como forma de indução ao consumo. Podemos observar marcas de bebidas alcoólicas, que por sua vez lança o marketing, com imagens que fogem da realidade do cotidiano. Mulheres lindas, Pessoas bem sucedidas e bem comportadas. Na realidade temos; Mulheres acabadas pelo álcool, Pessoas mendicando por um copo de bebida e Arrumando bricas. À mídia nem sempre mostra a realidade dos fatos. Não posso vender algo mostrando defeitos, caso haja defeitos visíveis, tenho que mostrar as qualidades para cobrir os defeitos apresentados, isso se chama marketing. À mídia em si, é o meio de comunicação indispensável para que haja qualquer realização. Existem vários tipos de classificação de mídia, ou seja, Visual, Gesticulada, Escrita, Falada, Via Rádio. À mídia resume-se em comunicação. Os fatos são repassados pela mídia com o único proposito, causar impacto profundo em seus receptores. Hoje é quase impossível viver sem mídia, pois não podemos vender nossos produtos sem que ajam meios de comunicações, se não quisermos utilizar meios tecnológicos, usaremos o modo primitivo que se chama, boca a boca. Um relato pode ser transmitido de formas diferentes de acordo com o tipo de mídia, por exemplo: Uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus. Esse fato sendo transmitido pela mídia Visual ficaria desta forma; Estamos no centro da cidade do Recife onde acontece neste momento uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus, vocês podem observar que existem varias pessoas revoltadas com o aumento da passagem, vamos entrevistar alguns manifestantes que passam por aqui e em seguida vamos até o representante das empresas de ônibus saber qual seu ponto de vista sobre a manifestação. Agora vamos vê o exemplo de uma mídia Via Rádio; Posso observar que neste momento acontece uma manifestação com muitas pessoas aqui no centro do Recife, retificando o aumento abusivo da passagem de ônibus. Posso observar que existe um policiamento muito eficaz, para que nada fuja do controle, queridos ouvintes estamos aqui com o major Ferreira que vai nos repassar algumas informações sobre a manifestação. O primeiro exemplo é de uma mídia Visual, ou seja, transmissão de TV. O segundo exemplo é de uma mídia de transmissão Via Rádio. Podemos observar diferenças de comunicações, entre os exemplos citados acima. À visual faz que você veja os fatos e tire suas próprias conclusões. A Via Rádio faz que você imagine o fato ocorrido e baseá-se no ponto de vista de outra pessoa para formulação da conclusão. A mídia é um jogo de marketing indispensável para nossas vidas. 

http://recantodasletras.uol.com.br/autores/orlanio
 
Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 2.5 Brasil License.

Nenhum comentário:

Postar um comentário